Sobre A Exposição

Sertões do Ceará

Uma imersão imagética nos “Sertões do Ceará” pelo olhar de Celso Oliveira. O presente projeto tem como objetivo garantir o resgate, a preservação e a divulgação de mais de 200 fotografias produzidas por mais de 4 décadas de carreira de um dos mais respeitados fotojornalistas do Brasil. Apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022), o projeto foi selecionado no 13º Edital de Incentivo às Artes da Secult CE.

Das entranhas do sertão Central ao Cariri, passando por cinco regiões e trinta cidades, temos um registro precioso que aborda a identidade do povo cearense, nordestino e brasileiro. Aqui há um sertão em preto e branco multifacetado: às vezes seco, árido, mas que também pode ser verde e apresentar uma natureza exuberante e peculiar. Por trás de muitos momentos de sofrimento, descobrimos um sorriso no meio da colheita; uma fé inabalável; um brincar de reisado; num sertão feito por homens, mulheres, crianças, bichos, bicicletas, pedras, açudes… 

Para além de uma certa magia do sertão cearense que nos revela o olhar de Celso Oliveira, temos imagens para um estudo antropológico. Temos um registro valioso da cultura, dos hábitos, das vestimentas, das festas populares e das manifestações religiosas.

O projeto “Sertões do Ceará” reúne um rico acervo e disponibiliza, em formato online e de forma gratuita, essa mostra de fotos de Celso Oliveira, buscando democratizar o acesso à arte, estimulando e disseminando a fotografia autoral.

Uma boa jornada pelos registros selecionados cuidadosamente. Divulgue, compartilhe e siga nossas redes sociais. Celebremos a fotografia, a riqueza natural e o povo cearense!